Ir direto para menu de acessibilidade.

Testes de proficiência DELF/DALF

publicado 31/05/2019 16h55 | última modificação 03/06/2019 18h31

O IFMA/CEPELI, Instituto Francês Brasil/Embaixada da França e a Fundação Josué Montello, em parceria, tornam pública a oferta de exames de proficiência em língua francesa DELF/ DALF. As inscrições são realizadas por meio do link: Inscrições DELF/DALF.

Após o preenchimento do formulário acima, o candidato será redirecionado ao site da Fundação Josué Montello, onde deverá realizar cadastro e emissão do boleto para pagamento da taxa de inscrição.

Os diplomas DELF/DALF não possuem prazo de validade. Por serem diplomas obrigatórios para mobilidade acadêmica internacional, o IFMA dará prioridade à oferta nos níveis B1 e B2.

Confira o calendário das sessões de provas 2019:

Os valores para 2019 são:

DELF B1 – R$ 300,00

DELF B2 – R$ 368,00

Entenda mais sobre os 6 testes DELF/DALF:

DELF A1 – DIPLOMA DE ESTUDOS EM LÍNGUA FRANCESA A1

Este nível valoriza as primeiras aquisições. Trata-se do nível mais elementar de utilização da língua, dito “de descoberta”. Neste estágio, o aluno é capaz de interações simples, como falar dele próprio e de seu universo imediato.

+/- 100h de estudo da língua

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 20 min
Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 1h00

DELF A2 – DIPLOMA DE ESTUDOS EM LÍNGUA FRANCESA A2

O DELF A2 assim como o DELF A1, valida a competência linguística de um usuário elementar, considerado como “ator social”. O candidato é capaz de interagir de maneira simples na vida quotidiana (cumprimentar, pedir informações, etc.)

+/- 200h de estudo da língua

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 25 min
Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 1h15

DELF B1 – DIPLOMA DE ESTUDOS EM LÍNGUA FRANCESA B1

Nesta fase, o usuário torna-se independente. Ele é capaz de interagir, compreender, conversar, dar sua opinião e também é capaz de resolver situações inesperadas da vida quotidiana.

+/- 400 de estudo da língua

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 25 min
Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 1h20

DELF B2 – DIPLOMA DE ESTUDOS EM LÍNGUA FRANCESA B2

Neste nível, o usuário adquiriu um grau de independência que lhe permite argumentar para defender sua opinião, desenvolver seu ponto de vista e negociar, mostrando-se à vontade e corrigindo seus próprios erros.

+/- 600 de estudo da língua

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 30 min
Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 2h00

DALF C1 – DIPLOMA APROFUNDADO DE LÍNGUA FRANCESA C1

Nesta etapa, o usuário adquiriu autonomia. É capaz de estabelecer uma comunicação fácil e espontânea. Possui um vasto repertório lexical e escolhe expressões adequadas para introduzir seus comentários. Produz um discurso claro, bem construído e sem hesitações, dominando bem as estruturas da língua

+/- 800 de estudo da língua

Prova oral coletiva – Nota sobre 25 – Duração: 40 min
Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 3h20

DALF C2 – DIPLOMA APROFUNDADO DE LÍNGUA FRANCESA C2

O domínio da língua traduz-se no grau de precisão, adequação e facilidade de expressão. O candidato de C2 é capaz de realizar diferentes tarefas acadêmicas ou de nível avançado.

> 800 de estudo da língua

Prova escrita – Nota sobre 50 – Duração: 3h30